SINDISERF/RJ nas ruas pelos Servidores, pelas Estatais e pela soberania do Brasil

O Sindiserf-RJ participou nesta terça-feira (4/10) do Dia Nacional de Lutas pela soberania nacional e em defesa do serviço e dos servidores públicos federais. A data fez parte da semana de lutas pela inclusão dos servidores no orçamento de 2024 e contra a reforma administrativa. Entidades representativas de servidores realizaram atos e manifestações em Brasília e em diversos estados do país.

No Rio os protestos começaram pela manhã, com servidores do Ministério da Saúde se reunindo em frente à sede da superintendência regional, na rua México. As categorias ligadas à Saúde cobraram o imediato retorno dos atendimentos na sede da superintendência, a liberação de documentos do histórico laboral para processos de aposentadoria, e melhores condições de trabalho para os servidores federais que estão cedidos aos diferentes municípios.

À tarde a grande manifestação começou com concentração na Candelária, quando diferentes sindicatos, movimentos sociais e estudantis se uniram aos servidores. Dali saíram em passeata com paradas estratégicas em frente às sedes de duas estatais símbolo do país: Eletrobras e Petrobras. Na Eletrobras cobraram a reestatização da empresa, enquanto na Petrobras celebraram os 70 anos da empresa, reforçando a necessidade de servir sempre em primeiro lugar à população e ao Brasil.

Para Roberto Salimeni, servidor do Arsenal de Marinha filiado ao Sindiserf, existe a necessidade do governo “sair do modelo econômico rentista e cumprir a Constituição, fazendo a auditoria da dívida pública. Remanejar o dinheiro que vai em pagamento de juros bancários. Colocar esse dinheiro no verdadeiro desenvolvimento do Brasil com a industrialização e a criação de bons empregos para a população. Além do justo reajuste aos servidores públicos”.