Relatório! Plenária Nacional da Condsef/Fenadsef

RELATÓRIO DA PLENÁRIA NACIONAL DA CONDSEF/FENADSEF (Videoconferência)

Data: 12/09/2023 (terça-feira).

Participantes: AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PR, RJ, RN, RR, RS, SC, SP, TO e Direção Nacional da CONDSEF/FENADSEF.

Pauta: Informes da Campanha Salarial 2024; Avaliação da Conjuntura; Calendário de Atividades e Encaminhamentos

Inicialmente, o Secretário Geral da CONDSEF/FENADSEF apresentou um relato de todo o processo da campanha salarial para 2024, que teve início logo após a conclusão das negociações do reajuste geral dos 9%, com a proposta sendo apresentada oficialmente ao governo no dia 11/07/2023 (proposta anexa), bem como informou sobre a continuidade da luta contra a PEC 32/2020.

Informou da importância das reuniões que aconteceram dos fóruns das centrais sindicais, Fonasefe e Fonacate para organizar as mobilizações da campanha salarial de 2024. Fez um histórico de todos os passos do retorno das Mesas Setoriais de Negociação que iniciou sua reinstalação no dia 11/09.

O diretor da CUT Nacional, Pedro Armengol de Souza, fez uma explanação sobre a importância da publicação do decreto que formaliza o grupo de trabalho que vai tratar sobre a ratificação da Convenção 151, da Organização Internacional do Trabalho – OIT, que efetivamente vai garantir a negociação coletiva no setor público federal, estadual e municipal.

O técnico da subseção do Dieese da CONDSEF/FENADSEF, Max Leno, informou qual a metodologia que vai ser aplicada sobre a proposta apresentada pelo governo, o qual os estudos serão apresentados na plenária do dia 16/09, que está sendo organizada pelas centrais sindicais, Fonasefe e Fonacate.

Logo após, foi concedida a palavra aos delegados (as) para que os mesmos fizessem as suas avaliações sobre a campanha salarial e quais as suas análises sobre o calendário de ações a ser levado para a plenária do próximo dia 16/09, que será realizado de forma híbrida, ficando aprovadas as seguintes resoluções abaixo descritas:

Acesse e veja o conteúdo na íntegra...Rel_Plenaria_12_09_2023

Acesse também o arquivo com a Consolidação da pauta de 11 de julho de 2023, contendo as reivindicações dos Servidores Públicos Federais / Campanha Salarial 2024…Pauta_Campanha_Salarial_2024