Protesto no Banco Central – Sindicatos e cidadãos contra a taxa de juros de 13,75%

Servidores, sindicatos e movimentos da sociedade civil fizeram nesta terça-feira (20/6) um protesto contra o valor da taxa básica de juros no Brasil, que está em 13,75%. O protesto ocorreu na porta da sede do Banco Central no Rio, no Centro.

A taxa de juros alta prejudica diretamente a população, o comércio e a indústria. Um bom exemplo é o automóvel.

Recentemente o governo implantou política de incentivo às montadoras para baratear o preço do carro popular. Porém, ainda que o preço seja bom, os juros altos aplicados nas parcelas do financiamento levam muitos compradores a desistirem do negócio. Assim, toda uma cadeia de comércio de autopeças, combustível e a própria indústria perde clientes, levando a falta de rotatividade de dinheiro ao fechamento de lojas e perdas de emprego.

Durante o protesto sindicalistas explicaram à população que nesta situação os ganhos ficam apenas para os bancos e o mercado financeiro, que lucram muito com os juros embutidos nos preços parcelados. Lembraram ainda que com a inflação em torno de 5% é inexplicável que os juros continuem em 13,75%.

Imagem 1 (Crédito: Fernando Silva) – Protesto alertou como a taxa de juros em 13, 75% é uma inimiga da população
Imagem 2 – (Crédito: Fernando Silva) – Prédio do BC na Avenida Presidente Vargas