Últimas Notícias   

🩺 SINDISERF-RJ: Marcha dos Intoxicados da Ex-Sucam é recebida pelo Ministério da Saúde

A Marcha dos Intoxicados da Ex-Sucam, organizada pelo SINDISERF-RJ em conjunto com a Condsef, Fenasps e CNTSS, contou com a participação do Ex´-deputado Carlos Santana, em apoio ao movimento dos servidores e recebida por equipes do Ministério da Saúde, incluindo a chefe de gabinete do ministro Alexandre Padilha.

O movimento reivindica reparação, justiça e avanço da PEC 101/2019, que garante plano de saúde vitalício aos trabalhadores da extinta Sucam, admitidos até 31/12/1988, que tiveram contato com inseticidas como DDT e outros organoclorados durante suas atividades de combate a endemias.

Esses servidores, reconhecidos como heróis nacionais no combate a doenças como malária e febre amarela, ainda enfrentam os efeitos da exposição a pesticidas, sem assistência adequada do Estado, configurando uma injustiça histórica.

Durante o ato, o ministro Alexandre Padilha anunciou a criação de um Grupo de Trabalho (GT) ligado à Mesa Nacional de Negociação da Saúde, com representantes do Ministério e das entidades sindicais, para discutir e encaminhar propostas que acelerem a tramitação da PEC 101/2019 na Câmara Federal. O ministro também se comprometeu a dialogar com o presidente da Câmara, Hugo Motta, para agilizar o processo.

Além da PEC 101, os trabalhadores defendem a aprovação do Projeto de Lei 5.489/2023, que assegura assistência integral à saúde dos servidores da ex-Sucam e da Funasa. O Sintsep/MS destacou a importância de manter a pressão política e o engajamento nacional em defesa desses profissionais, reafirmando seu compromisso com reparação histórica, justiça e respeito aos trabalhadores afetados pela contaminação.

VEJA TAMBÉM:​