✊ SINDISERF-RJ organiza caravana para Brasília: Marcha dos Intoxicados exige justiça e reparação histórica e Marcha dos Servidores contra a Reforma Administrativa
O SINDISERF-RJ está organizando uma caravana com ônibus saindo do Rio de Janeiro rumo a Brasília, para participar das mobilizações nacionais da Marcha dos Intoxicados, marcada para o dia 29 de outubro. A mobilização reunirá servidores e ex-servidores da ex-Sucam, intoxicados por substâncias altamente tóxicas como DDT (Dicloro-Difinil-Tricloroetano) e BHC (Benzene Hexachloride), durante o combate às endemias que marcou a luta contra doenças como malária e febre amarela e para participarem da Marcha dos Servidores contra a Reforma Administrativa, que também acontecerá no dia 29 de outubro.
✊ “Uniremos nossas forças em uma grande atividade na luta por dignidade e direito para os servidores intoxicados da ex-Sucam”, destacou o presidente do SINDISERF-RJ, Jorge Ferreira Lima, reafirmando o caráter histórico dessa batalha.
Com o lema “Salvando vidas e lutando contra a morte”, os trabalhadores intoxicados exigem reparação, dignidade e reconhecimento do Estado brasileiro. Muitos desses servidores, considerados heróis nacionais na erradicação de epidemias, hoje enfrentam doenças graves e sequelas irreversíveis, fruto da exposição a pesticidas letais, sem contar com a devida proteção governamental.
✊ Pautas da luta
Entre as principais reivindicações, está a aprovação da PEC 101/2019, de autoria do então deputado Mauro Nazif, que prevê plano de saúde vitalício para os servidores intoxicados no exercício de suas funções sanitárias. A proposta já teve sua admissibilidade aprovada na CCJC da Câmara dos Deputados em outubro de 2021.
Outro ponto central é a aprovação do Projeto de Lei nº 5.489/2023, que assegura assistência integral à saúde para os servidores da ex-Sucam e Funasa intoxicados por pesticidas.
‼ Reparação já!
O SINDISERF-RJ, junto com a Condsef/Fenadsef e a Comissão Nacional dos Intoxicados, reforça que não é possível permitir que esses trabalhadores, que dedicaram suas vidas ao combate a doenças que ameaçavam milhões de brasileiros, sejam condenados ao abandono e à morte precoce sem apoio do Estado.
“É reparação histórica, não favor! Esses servidores salvaram vidas, mas o Estado brasileiro virou as costas para eles. Agora é hora de cobrar justiça e dignidade”, reforçou Jorge Ferreira Lima.
📢 A Marcha dos Intoxicados é um grito de resistência e exigência por justiça. O SINDISERF-RJ chama todos e todas a se somarem nessa luta: não aceitaremos que heróis nacionais continuem morrendo à míngua.