‼️ Presidente do SINDISERF/RJ, Jorge Ferreira se reúne com os Servidores do Ministério da Saúde de Guardas de Endemias e Agentes de Saúde Pública de Queimados, Paracambi e Japeri para tratar das pautas de reivindicação da categoria
O Presidente Jorge Ferreira, Gilmar Alves Cabral (Coordenador da baixada Fluminense), Claudionor Caetano (Assessor da Presidência) e, Clerio Cordeiro (Diretor de Administração) se reuniram no dia 29 de julho, com os(as) servidores(as) da FUNASA – Guardas de Endemias e Agentes de Saúde, de Queimados, Paracambi e Japeri para tratar das pautas de reivindicação da categoria.
Na pauta de reivindicação: GACEN 2, Abono de Permanência, Reajuste, G.Q, FGTS, Cartão Consignado, SINTRASEF, Processos do SINDISERF/RJ, defesa e valorização dos(as) Aposentados(as) e Pensionista e a importância da Filiação no SINDISERF/RJ para fortalecer a luta.
Esses(as) servidores(as) são profissionais essenciais para a saúde pública, atuando na prevenção de doenças e promoção da saúde, com foco em visitas domiciliares e combate a doenças como dengue, zika e Chikungunya
O que esses trabalhadores buscam é garantir o mínimo de dignidade no enfrentamento dessas sequelas adquiridas ao longo de sua vida laboral no setor público. Vale registrar que a maioria dos servidores afetados foram contratados até o ano de 1988, a grande maioria, portanto, está em idade avançada.
Um outro fator corroborador desse processo da doença, é a estagnação salarial do servidor, que se agrava com a perda do poder de compra. Soma-se a isso a chamada inflação médica que corrige os valores dos planos de saúde, ocasionando a impossibilidade de se arcar com assistência médica especializada ao que o caso requer.
A reunião aconteceu na sede do CEMES – Engenheiro Pedreira, localizado na Avenida Tancredo Nevs, s/n, Mucajá – Engenheiro Pedreira, no Rio de Janeiro.